top of page

O que é o design?

Atualizado: 7 de set. de 2021


De modo geral, design refere-se à Criação, elaboração, concepção..... De projetos em pequenas escalas ou em escala industrial, assim cria-se a interação entre homem e a criação de objetos para uso cotidiano e social.

Existem várias categorias de design:


design interiores;

design de produto;

design de moda;

design de sobrancelhas;

e o design de móveis;

Esse é o ponto focal desta matéria, mas antes vamos falar da diferença na escrita das duas palavras designer ou design? O primeiro se refere ao autor o criador da ideia, o profissional formado. Já o segundo refere-se ao termo que destaca a profissão ou a disciplina.


Assim na hora de escrever atente-se na ortografia ela será importante na sua vida acadêmica e profissional.


 

O que é o design de móveis?


O design de móveis surgiu da necessidade do homem em ter objetos que pudessem, de certa forma, atender suas necessidades individuais e coletivas, eram encomendados a pequenos e grandes artesãos do Egito antigo, pelos burgueses que tinham como objetivo ostentar suas riquezas com móveis luxuosos e até banhados a ouro.


Os tradicionais tronos eram banhados a ouro e tinham bastante ornamentação, desenhos e referencias a deuses da época, além de representações de patas de animais nas pernas de diversos móveis, bancos, cadeiras, camas....

 

Egito Antigo (3200 AC – 525 AC)


Típica cama egípcia , chamadas de "leitos de repouso. Reparem no design lembra uma espécie de espreguiçadeira com uma cabeceira de cama ou a forma de uma rede de balanço pela curvatura do seu corpo.




Notem que o design dos pés referência a algum animal.

Os pés da cadeira também imitam patas de animais, onde existe a cabeça de um humano parece ser onde se apoia as mão, para auxiliar a pessoa a se levantar e assim denota-se um estilo ricamente valorizado com móveis feitos em ouro e madeira Ébano e Marfim.


 

Grécia Antiga (600 AC - 300 AC)


Já na Grécia antiga a decoração tornou se mais harmoniosa com elementos mitológicos e humanos eram móveis feitos sob medida, uma forma de se adaptar ao corpo de cada pessoa e de trazer conforto, além de terem móveis elaborados para o público feminino e masculino.

 


A Kline ( cama ou sofá) era o tradicional móvel de descanso, reparem que lembra bastante o leito de repouso do Egito antigo, porém todo em madeira e já como uma espécie de colchão.

Klismos cadeira direcionada ao público feminino um estilo que referenciava os grandes deuses, suas pernas curvas davam a sensação de não suportarem o peso da pessoa.


Essa cadeira também lembra um pouco dos tronos egípcios , imponente porém com mais leveza, conforto e um design menos sutil, mais livre com um ar mais moderno.

 

Roma Antiga (500 AC - 476 DC)


Os móveis Romanos eram baseados em materiais nobres, como o bronze e o mármore as pernas dos móveis eram representadas por animais mitológicos. os principais móveis eram o Lectus e Cattedra a presença das curvas nos móveis eram recorrentes uma forma mais orgânica e mais rica em detalhes.



Lectus esse mobiliário segue a linha do anterior, uma espécie de cama ou sofá; agora mais moderno, com mais detalhes e uma forma mais orgânica.


Era utilizada em grandes cerimoniais e banquetes uma espécie de móvel multe tarefa na maioria das casa ela estava presente.



Cattedra essa cadeira era utilizada principalmente pelas pessoas mais velhas, mulheres e em locais de culto religioso.





 

Idade Média (V - XV)


Na idade média os móveis eram parecidos com a arquitetura exterior, com muitos detalhes feitos apenas na madeira ( Carvalho, a madeira mais utilizada) e eram bem pesados. Assim esse estilo influenciado principalmente pela arte religiosa ganhou notoriedade na época.


Os móveis ficaram mais retidos nas igrejas e mosteiros pelo simples fato de terem sido baseados na arte religiosa.


Os móveis não possuíam estofados, eram apenas decorados com almofadas móveis. A arquitetura foi grandemente influenciada na época, pois os espaços eram compartilhados, na maioria das casas não havia cômodos eram apenas um salão amplo.


 


Repare nessas duas cadeiras, as formas curvas e pontiagudas dominam o mobiliário, assim como os arcos curvos grande marca da arquitetura da época.


O acabamento das cadeiras davam a sensação de grandes tronos e ar de superioridade.




Outra característica da época desses móveis era o espaço para guardar outros objetos dando multifuncionalidade para eles, além de muito pesados e robustos uma espécie de rusticidade medieval.


Todo entalhado em madeira essa era uma espécie de estante da época medieval.








 

Renascimento (1450 - 1680)


Nesse período os móveis eram mais delicados, ainda com uma rusticidade, mas mais "leves" as cadeiras tinham as pernas menores e havia braços, os móveis estilo estante ganhavam mais modernidade e já começavam a trazer algo que se parece com o que chamamos de "nichos", hoje.




Reparem nessa imagem os detalhes do móvel entalhados em madeira, porém com cor mais clara. Nesse período a pintura nos móveis e palácios se destacaram bastante.


Essa estante já começa a se parecer com os mobiliários que utilizamos hoje, nichos, portas e gavetas.









As cadeiras ganham destaque com os pés mais curtos e desenhados, além dos estofados e braços de apoio.


Os tecidos ganham notoriedade, pois começam a se destacar através de desenhos e referências que antes eram vistas apenas nas madeiras



 

Barroco (1650 - 1730)



Esse estilo surgiu com a valorização da arquitetura, arte, pintura, música... O Barroco é extremamente detalhado pintura, decoração, mobiliário bastante ornamentado e com esse estilo surge a cômoda e o console.




Nessas imagem percebe-se que o aparador é bastante ornamentado e sofisticado, banhado a ouro os detalhes impressionam pela alta precisão.


Esses detalhes são encontrados em muitas obras religiosas, exaltando sempre o valor da arquitetura ou da obra de arte mostrando sempre o poder de superioridade da religião.



Essa cômoda também impressiona pela riqueza de detalhes, com os pés curvas com menos detalhes que estão voltados para o gaveteiro e o corpo do móvel.



A cômoda ganha destaque nesse período, juntamente com o aparador sendo os principais móveis da época.


 

Rococó (1720 - 1770)



Nesse período o Rococó surge como elemento moderno e os móveis tem uma aparência mais leve no tocante a decoração. Os pés dos móveis eram na sua maioria em curva, estilo (cabriolete).




Os móveis desse estilo tinham ornamentação, porém um pouco menos que o barroco nesse aparador

os detalhes são mais geométricos e a mistura da cor dourada com a madeira dão destaque ao móvel.








Essas duas cadeiras ganham destaque pela cor dourada, bem excessiva, e o contraste com o tecido na cor vermelha, bastante ornamentada sendo ainda muito influenciada pelo barroco.





 

Neoclássico (XVIII XIX)



Em contraposição ao barroco surge na, Europa, o Neoclássico, composição com menos ornamentos curvos e bastante ornamentação em linhas retas. A geometria dar o ar da graça, nas decorações que são sempre requintadas, sofisticadas e luxuosas.



O mobiliário continua com sua curvas requintadas, porém com mais suavidade e leveza. A cor branca é notável usada na maioria das composições arquitetônicas e também presente nos móveis.



Essa cômoda mostra bem o estilo neoclássico com forma bem orgânica e linhas curvas suavizadas pela cor branca que denotam elegância e exuberância ao móvel.


Os puxadores quebram essa forma mais orgânica e traz a leveza da geometria, mesclada as curvas do mobiliário.


 

ARTS AND CRAFTS (final do século XIX)


Surgiu na Inglaterra com um movimento que era oposto aos móveis feitos pelas grandes industrias que muitas vezes eram de má qualidade, visando mais a produção em larga escala do que a qualidade no produto.




Os móveis eram basicamente em sua pura essência, cores naturais e neutras , a valorização da madeira utilizada e a pouca ornamentação eram suas características.


Modelo de uma espécie de escrivaninha e cômoda bem rústica, valorizando a madeira.



A madeira era muito valorizada principalmente o carvalho, plátano, o pinheiro e outras espécies indígenas .


Repare que a cadeira tem apenas uma palheta de cor, o marrom no tecido/corino!? E a cor forte da madeira natural em que era usado apenas um verniz incolor ou selador, apenas para proteger a madeira e dar brilho em sua cor natural.


 

Art Nouveau (1890 - 1910)


Nesse momento a produção do vidro e ferro estão a todo vapor é nesse contexto que o estilo Art Nouveau ganha destaque. Os móveis eram elaborados com esses materiais

conferindo, delicadeza e modernidade.




Repare nos mobiliários desta imagem forma orgânica, leveza sofisticação e os materiais utilizados são o ferro e o vidro.





Esta poltrona representa bem o estilo em forma orgânica o estofado também ganha notoriedade com belos desenhos e cores fortes um móvel de decoração e destaque.










 

Art Déco (1920 - 1930)



O estilo surgiu com a intenção de decorar no sentido literal da palavra, considerado ultra moderno, elegante e funcional, marcado com estilo geométrico e com design abstrato.


Você sabia que o Cristo Redentor é uma obra de arte no estilo Art Déco na época as obras e monumentos eram destaque e elaboradas para decorar ruas, praças e prédios e não ficarem em exposições em museus como era de costume.




Os móveis seguem uma linha mais geométrica linhas retas e também curvas menos orgânicas dando espaço também para a abstração na arte.




Esse mobiliário chama atenção pela sua elegância e ousadia um armário de banheiro com a cuba embutida parece uma espécie de móvel antigo com aspecto moderno o uso da laca nesse móvel e na maioria deles eram recorrentes.


 


E aí gostaram do conteúdo? curtam, compartilhem com os amigos e sintam-se a vontade para comentar e deixar sugestões. É a TRAMA mostrando a arquitetura, o design e a marcenaria de uma forma diferente e de fácil entendimento.


Siga-me nas redes sociais:


Inscrevam-se no meu canal no Youtube dicas de arquitetura e construção civil e tutoriais em marcenaria!!!


Link do meu canal: https://bit.ly/3yDhSWC


Comments


bottom of page