top of page

Existem três tipos de demolição na construção civil, mas antes de mais nada o que é de fato a "demolição"?

A demolição de uma edificação, seja ela uma casa ou um prédio, demanda muita técnica e segurança. Assim existem empresas especializadas nesse tipo de intervenção e cada uma segue um padrão de execução, dessa mão de obra, seja ela mecânica, manual ou com explosivos.


Uma demolição ou "desconstrução" tem o intuito de criar novas edificações, no lugar daquelas que representam algum risco para a vizinhança ou para a população de determinada região, e também é utilizada na reconstrução ou revitalização de espaços públicos.


Os tipos de demolição utilizados no mercado da engenharia são:


Demolição mecânica;

Demolição com uso de explosivos;

Demolição manual;


Demolição mecânica:


Realizada através de máquinas como escavadeiras, guindastes, bola de aço carregadeiras......


Vantagens:


Esse tipo de demolição requer mão de obra "especializada" no que diz respeito a operação das grandes máquinas, porém é uma maneira bem rápida e acessível à grande maioria das pessoas.


Desvantagens:


Muita poeira;

Barulho;

Risco de acidentes devido ao grande porte do maquinário;

Mão de obra especializada e bem treinada na execução das manobras, para não afetar as edificações vizinhas;



Demolição utilizando a retroescavadeira


Demolição utilizando a Bola de Aço. Um dos mais antigos sistemas de demolição, indicado apenas em demolições "totais" no caso toda a edificação, por não ter seus movimentos tão precisos quanto a retroescavadeira, por exemplo.



Vídeo de uma demolição utilizando o sistema de bola de aço.


Demolição com uso de explosivos:


Realizada através de um estudo minucioso da estrutura a demolição por explosivos é uma solução mais onerosa, porém mais rápida e estratégica, utiliza explosivos em locais específicos da edificação para evitar acidentes e ter uma maior amplitude na execução.


Vantagens:


Explosão generalizada;

Agilidade na capacidade de demolição;

Grande capacidade de demolição


Desvantagens:


Esse tipo de demolição requer mão de obra "especializada"

Muita poeira;

Barulho;

Risco de acidentes devido ao impacto, próximo as outras residências;

Mão de obra especializada e bem treinada na execução para localização exata dos explosivos;


Demolição com uso de explosivos

Demolição com uso de explosivos




Assista a esse incrível vídeo onde 15 prédios foram demolidos na china, por apresentarem problemas estruturais devido a ação do tempo, em especifico, as chuvas.


"As autoridades decidiram tomar estas medidas porque os edifícios estavam abandonados desde 2014.Ao longo destes sete anos, a água das chuvas foi inundando os porões dos prédios e nas paredes apareceram rachaduras e outros defeitos, de modo que complexo residencial inacabado se tornou inutilizável".



Demolição manual:


Realizada através de mão de obra barata é a técnica mais comum em pequenas edificações por ser manual, ou seja com uso de força "diretamente humana" não requer mão de obra especializada, porém exige certo conhecimento de quem vai executar à obra. pois não deixa de ser perigosa a sua execução, então o uso de equipamentos de segurança( EPIs)=e fundamental.

Vantagens:


Mais sustentável, pois sendo feita com cuidado é possível reaproveitar materiais;

Mão de obra pouca "especializada";

Menos impacto na vizinhança;

Menos poeira;

Menos perigosa;


Desvantagens:


Requer mais tempo de execução;



Demolição manual utilizando o martelete, máquina bastante barulhenta, mas é uma ótima ferramenta para demolição que precisa ter cuidado com materiais em caso de reutilização.


Demolição manual utilizando a tradicional marreta, ferramenta manual que exige muita força bruta do operador e claro muita técnica para não prejudicar a sua saúde.


Demolição manual utilizando o martelete


Assista a esse vídeo que mostra o passo a passo de uma demolição manual, com segurança.



E aí gostaram do conteúdo? curtam, compartilhem com os amigos e sintam-se a vontade para comentar e deixar sugestões. É a TRAMA mostrando a arquitetura, o design e a marcenaria de uma forma diferente e de fácil entendimento.


Siga-me nas redes sociais:


Inscrevam-se no meu canal no Youtube dicas de arquitetura e construção civil e tutoriais em marcenaria!!!


Link do meu canal: https://bit.ly/3yDhSWC




Você conhece o símbolo matemático do infinito? de alguma forma você deve tê-lo visto em uma das suas aulas de matemática do ensino fundamental. A grosso modo seria essa uma sequência infinita, uma (PA) Progressão aritmética ( 2,4,6,8,10....) se você quiser saber mais sobre sequência matemática acesse o link abaixo.


O que tem haver a matemática com o post de hoje? Vamos falar sobre a "ponte do infinito" que está sendo construída em Dubai, uma magnifica obra da arquitetura e engenharia uma "obra faraônica".


Com design arrojado a estrutura é composta por peças moldadas em aço que garantem a exuberância da obra, enquanto o restante da estrutura é feita em concreto armado.

Com 67 metros de altura e vão de 135 metros, a obra foi executada pela empreiteira "Geral" especializada em construção em aço com sede em Vazzola, Itália.


A ponte foi construída com o intuito de melhorar o tráfego de veículos no local, assim terá 13 KM de extensão 12 pistas, 6 em cada sentido de tráfego, 22 metros de largura e 300 metros de comprimento.


No total serão utilizados 2.400 toneladas de aço com investimento total de 394 milhões AED; cerca de 90 milhões de euros ou 573 128 632 bilhões de reais e está prevista para ser inaugurada em 2022.

Dubai é a principal cidade dos emirados Árabes, com 2,3 milhões de habitantes recebe cerca de 4,7 milhões de turistas anualmente. Muitos deles estudante de arquitetura, design e engenharia se tornando a capital do turismo arquitetônico.

Confira o vídeo do projeto abaixo.

E aí gostaram do conteúdo? curtam, compartilhem com os amigos e sintam-se a vontade para comentar e deixar sugestões.

É a TRAMA mostrando a arquitetura, o design e a marcenaria de uma forma diferente e de fácil entendimento.


Siga-me nas redes sociais:


Inscrevam-se no meu canal no Youtube dicas de arquitetura e construção civil e tutoriais em marcenaria!!!


Siga-me nas redes sociais:


Inscrevam-se no meu canal no Youtube dicas de arquitetura e construção civil e tutoriais em marcenaria!!!


Link do meu canal: https://bit.ly/3yDhSWC






 
 
 

Você deve estar se perguntando não era a China que havia conseguido essa façanha no ano de 2020? Sim, eles também fizeram história na realocação de estruturas; movendo um edifício de 7.000 toneladas em 18 dias, mas não foram os pioneiros no assunto. Mas isso é assunto para uma próxima matéria, aqui no blog, fica ligado!!!


Os Estados Unidos (EUA) fizeram uma estrutura girar em 90° era um prédio de 8 andares e 11.000 toneladas, a sede de uma empresa de telefonia: Indiana Bell situada na cidade de Indianápolis.

Construído em 1907, a empresa que sediava o prédio precisava construir um novo local para ampliar sua demanda de atendimento a população, porém não poderiam para os serviços de telefonia que eram essenciais naquele período. Assim, contrataram uma empresa especializada para realizar a manobra e abrir espaço para um novo edifício.

Abaixo a imagem antes da estrutura ser realocada.

A estrutura se moveu 16 metros para o sul, girou por 90º e avançou para o oeste; à obra durou cerca de 4 semanas.

Imagem depois da movimentação em 90°. Foi construída uma plataforma para o acesso dos funcionários ao prédio durante a obra, nenhum dia de trabalho foi perdido.

Todo o sistema de comunicação, os cabos elétricos, a parte hidráulica de esgoto e tubulações de gás, foram alteradas e flexibilizadas para que as atividades no interior do prédio não parassem, um feito extraordinário para a época.


Foram utilizados macacos manuais e uma máquina a vapor para o trabalho de movimentação, que era de apenas 1cm.

A estrutura permaneceu em seu novo local por 33 anos logo depois, foi demolida para dar espaço a um novo prédio.

Acompanhe o curto vídeo mostrando a sequência do giro da edificação em 90°.


E aí gostaram do conteúdo? curtam, compartilhem com os amigos e sintam-se a vontade para comentar e deixar sugestões. É a TRAMA mostrando a arquitetura, o design e a marcenaria de uma forma diferente e de fácil entendimento.


Siga-me nas redes sociais:


Inscrevam-se no meu canal no Youtube dicas de arquitetura e construção civil e tutoriais em marcenaria!!!


Link do meu canal: https://bit.ly/3yDhSWC

bottom of page